É um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de Nível Superior na modalidade EAD.
O sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800 de 8 de junho de 2006 para o desenvolvimento da Educação a Distância, com a finalidade de expandir e interiorizar oferta de cursos e programas de educação Superior no País. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em exercício na educação básica, ainda sem graduação. O processo de democratização na formação de professores assume caráter relevante e estratégico.
Os cursos são ofertados nos Polos de Apoio Presencial para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, promovendo a educação em todos os níveis de ensino nas Instituições Federais de Ensino Superior e Técnica através das Instituições Públicas de Ensino Superior integrado ao Sistema UAB. O ministério da Educação reconheceu a importância da formação de professores para a construção de uma sociedade igualitária e mais justa e a garantia de uma educação de qualidade para todos. A Educação a Distância vem crescendo no país e em especial no Estado do Tocantins. A UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender ás demandas locais por educação superior. Essas articulações estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinados cursos em municípios os quais o polo de Apoio Presencial está situado.
Lançado em 2007 visa interiorizar e democratizar o acesso ao ensino público profissionalizante de nível médio, gratuito em regime de colaboração entre União, Estado e Municípios:
Os Cursos técnicos são ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), proporcionando o acesso ao mundo de trabalho para jovens e adultos. O sistema Rede e-Tec Brasil visa oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos.
O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. O objetivo é ofertar cursos que proporcionem o acesso ao mundo do trabalho para jovens e adultos.
Os Polos de Apoio Presencial são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, onde os alunos entram em contato com os tutores professores e outros profissionais da educação e têm acesso a biblioteca e laboratório de informática .
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), promove a expansão, abertura , consolidação e avaliação de cursos em funcionamento

O Polo de Araguacema foi criado 04/06/2008 pelo termo de cooperação N° 15 que entre si, celebram a Secretaria de Ciência e Tecnologia- (SEDECTI) e o Municipio de Araguacema
O presente termo de Cooperação tem por objetivo a criação e a implantação no municipio de Araguacema o Polo de Educação a Distancia do Sistema Universidade Aberta do brasil - UAB.
Para a execução do objetivo previsto na Cláusula Primeira Deste Termo de Cooperaçã, dentro de suas respectivas responsabilidades, os participes proporcionarão reciprocamente o apoio técnico, administrativo, financeiro, operacional e observarão o cumprimento das obrigações assumindas no Termo de Cooperação.
O Acordo de Implantação e Cooperação do Polo de Apoio Presencial de Araguacema foi assinado.
Em 04 de junho de 2008, foi firmado em Palmas o acordo entre os Senhores:
Osmar N. Garcia Neto
Secretário de Ciência e Tecnologia do Tocantins
e o Sr° José Américo Carneiro
Prefeito Municipal de Araguacema.
*Em 2008 o Senhor José Américo Carneiro e sua equipe escolheram a Escola Municipal Agrícola de Araguacema para a instalação do Polo de Apoio Presencial de Araguacema.
*Em 2009 o Sr°
João Paulo Ribeiro Filho
Prefeito Municipal de Araguacema deu proceguimento ao porjeto de implantação disponibilizando os moveis e equipamentos necessarios para a consodolidação e abertura das atividades do Polo.
*Em 2010 deu início os Cursos Técnicos: Secretariado & Agroecologia, pelo Instituto Federal de Educação(IFTO).
*2010- 1ª Turma de Pós-Graduação e Gestão Publica, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
*2012- Cursos Técnicos de: Agroecologia, Marketing e Informática (IFTO).
*2012- 2ª Turma de Pós-graduação e Gestão Pública ( UFT).
*2012 - Inicio dos cursos de Graduação em: Pedagogia, Letras e Espanhol.
*2012- Aconteceu a mudança do Pólo da Escola Municipal Agrícola para o Prédio de Uso Exclusivo no Centro de Araguacema, na Rua Rui Barbosa, Qd 37 lt 12 e 13.
2013 –Isabela Alves Simas Pereira - Prefeita Municipal de Araguacema e sua equipe dão todo apoio, disponibilizando tudo que o polo precisa, construindo e adequando as dependências com qualidade para o bom funcionamento, exigido pelo ( MEC) .
2013 - Processo Seletivo para os cursos :Controle Ambiental e Manutenção e Suporte em Informática ( IFTO).
2013 – Inscrições para o Curso de Graduação – Bacharelado em Administração Pública (UFT).
*2012- Recebemos a colaboração da Arabrás- Alemanha.
ARA-Araguacema
BRAS- Brasil.
Toda diretoria da ARABRAS, são anjos colaboradores com a educação de Araguacema. É um trabalho voluntário de pessoas dedicadas e que amam a vossa comunidade .
Ao senhor e senhora Kupfer , ( Alemanha ) juntamente com
toda diretoria da Arabras , obrigado pela contribuição com a reforma do novo prédio e a compra de alguns equipamentos, também pelo grande amor e preocupação com a formação dos nossos professores .
